- A mineração brasileira possui recursos minerais estratégicos para descarbonização global, incluindo lítio, níquel, cobre e terras raras essenciais para tecnologias de baixo carbono e energia renovável.
- O setor implementa iniciativas concretas de redução de emissões, como eletrificação de frotas, substituição de combustíveis fósseis e investimentos em energia solar e eólica, com algumas operações já alcançando neutralidade de carbono.
- Municípios mineradores apresentam índices de desenvolvimento humano superiores à média nacional, demonstrando que a mineração sustentável gera impacto socioeconômico positivo nas comunidades locais.
Belém, a encantadora capital do Pará, recebe de braços abertos a COP30. É hora de assentarmos novamente à mesa para discutirmos os impactos das mudanças climáticas e os avanços das medidas para a redução das emissões de gases de efeito estufa.
Os estudos mais recentes mostram que estamos longe de cumprir os compromissos pactuados em encontros anteriores. O momento exige ações concretas e eficazes, capazes de enfrentar os desafios climáticos e conduzir o mundo rumo a uma economia de baixo carbono. Não há tempo a perder.
Nesse cenário, os bens minerais desempenham um papel essencial, viabilizando o desenvolvimento de tecnologias com menor pegada de carbono e abrindo caminho para uma matriz energética mais limpa.
A mineração brasileira tem, portanto, a chance de se consolidar como protagonista global na oferta de soluções para a descarbonização. Nosso território abriga uma diversidade mineral única. Somos uma verdadeira tabela periódica. Ferro, ouro, nióbio, cobre, níquel, lítio e terras raras, dentre outros tantos, são apenas alguns dos minérios encontrados em abundância e com qualidade reconhecida internacionalmente.

O setor mira o desafio da descarbonização com a seriedade que o tema exige. Iniciativas como a eletrificação de frotas, a substituição do diesel por biodiesel e etanol e os investimentos em fontes de energia renováveis, como solar e eólica, já são realidade em diversas operações, algumas das quais já alcançaram a neutralidade de carbono.
Navios mais eficientes, movidos por combustíveis alternativos, já transportam nossos minérios, reduzindo significativamente as emissões do escopo 3. Além disso, a mineração brasileira apoia a descarbonização da siderurgia, fornecendo minério de ferro de alto teor, briquetes e pelotas — produtos de maior valor agregado que reduzem as emissões na produção de aço.
Somos fornecedores estratégicos de manganês, cobre, níquel, nióbio e avançamos na produção de lítio, minerais essenciais para as baterias e para os motores elétricos, que já estão melhorando a qualidade do ar nas grandes cidades.
Nosso compromisso com o uso responsável dos recursos naturais se reflete em processos de beneficiamento cada vez mais modernos, que permitem o aproveitamento de minérios de baixo teor, o reaproveitamento dos recursos hídricos e a redução na geração de rejeitos. Acreditamos que, com inovação e criatividade, a mineração circular — sem barragens e sem rejeitos — será uma realidade em alguns anos.
Segundo o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), para cada hectare impactado pela atividade mineral, cerca de dez hectares são preservados. Destacam-se áreas como a Floresta Nacional de Carajás (PA), e o Parque Nacional Cavernas do Peruaçú (MG), recentemente reconhecido Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em razão de seu rico acervo espeleológico.
A nossa agenda social também é robusta. O desenvolvimento do setor mineral impulsiona o progresso das comunidades. Os municípios mineradores apresentam Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), significativamente superiores à média nacional.
Estamos fortalecendo o diálogo com as comunidades vizinhas e somos reconhecidos por nossas boas práticas de diversidade e inclusão. Na mineração, há espaço para todos.
Essa é a mineração brasileira que apresentaremos ao mundo na COP30: resiliente, moderna, segura e sustentável. Sabemos que os desafios são muitos, mas seguimos de mãos dadas com a sociedade brasileira, transformando o setor e reafirmando o nosso propósito na jornada rumo à mineração do futuro!

